quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CAMINHO DAS ÍNDIAS

A novela Caminho das Índias é exibida de segunda a sábado pela Rede Globo de Televisão, no horário nobre das 21:00 as 22:30.
É escrita por Glória Perez e mostra os contrastes de costumes, valores e religião entre o oriente e o ocidente; Índia e o Brasil. Sendo que o seu tema central é o amor entre dois indianos de origens diferentes.
Na trama existe também o conflito entre famílias, o conflito entre a sociedade em um todo, por falta de dinheiro ou excesso dele.
A novela também retrata bem o tema religião, sendo que a maioria dos indianos são hindus e os brasileiros são predominantemente católicos.
Também na novela tem assuntos sobre fidelidade entre casais e fidelidade nas amizades, onde mostra explicitamente como escolher entre o certo e o errado.
Para deixar um pouco mais suave a novela a autora fez uma caricatura sobre um falso indiano que vive aplicando golpes para se dar bem na parte financeira.
A cultura indiana é amplamente enfatizada na novela, onde as pessoas tem suas roupas uma série de símbolos, onde cada peça possui um significado. A novela nos mostra um pouco dos costumes e curiosidades que temos sobre os indianos e assim vamos absorvendo um pouco mais de culturas até pouco tempo desconhecida por nós.
Como todas as novelas que a autora escreve, Caminho das Índias influenciou e muito no comportamento da nossa sociedade, tanto na moda como no modo de falar.
Todos na rua acabam por usar os bordões como AREBABA, TICK, NAHIM, MAMADI, BALDI, ULU, ARE e muitos outros, e também nas mulheres a influencia foi bem maior; tanto que a maquiagem ficou mais marcada, as roupas mais coloridas e muitos mas muitos acessórios para as orelhas, pescoço, braços, dedos e até nariz.
Para mim esta novela traz um retrato fiel de nossa sociedade, cheio de discriminação, com muitos pais que tentam esconder o filho que realmente tem, as doenças que se acometem pelo tempo que estamos vivendo, cheio de atribulações.
Devemos compreender e respeitar qualquer cultura diferente da nossa, precisamos julgar menos e olhar mais os costumes e tradições como maneira de aprender algo a mais na vida.

Nenhum comentário: